Psicologia e Violência

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Olá! Somos um grupo de estudantes da FEP-UCP do 2º ano da Licenciatura de Psicologia. No âmbito da disciplina de Psicologia dos Direitos Humanos e da Paz foi-nos proposto a utilização de uma fonte global, permitindo-nos expressar através de um olhar psicológico as diversas temáticas relativas à violência.

Afinal a violência esta presente na religião



Segundo Kimball (2002), a religião é uma característica central da vida humana. Quando esta é associada a violência deve ser olhada para além de uma questão da violência na religião mas também, é tratada como uma questão humana, uma questão social e uma questão antropológica, visto que é o ser humano que provoca a violência, mesmo que esta esteja inerente à religião (Girard, 2004).

Muitos dos historiadores e grupos sociais, reconhecem que a violência cobre o mundo em muitos de seus pontos mais importantes, muitas vezes relacionada com a religião e seus fanatismos e sendo exemplos de tal ligação as guerras santas, as limpezas étnicas entre outros.

Maioritariamente, as reflexões neste campo focalizam-se preferencialmente sobre o fundamentalíssimo muçulmano.

Ora, parece-nos que a questão é na verdade muito mais ampla e profunda. Não atinge apenas o fundamentalismo, mas muitas das próprias práticas religiosas e as religiões, inclusive as grandes religiões do Ocidente e as religiões monoteístas. A violência tornou-se um acontecimento massivo nas sociedades contemporâneas, a ponto de constituir um verdadeiro desafio para a consciência moral do nosso tempo. O Genocídios e as torturas cientificamente organizadas; perseguições de todos os matizes; depurações raciais e limpezas étnicas; êxodo forçado de populações inteiras e grupos sociais indefesos; terrorismo em formas inumanas; segregação e/ou exclusão económica, racial e religiosa; todos são comportamentos individuais e colectivos que traduzem nada mais, nada menos, do que o simples e cruel desejo de destruir o outro. No entanto neste momento o que nos queremos e explorar e tentar perceber a relação que existe em a religião e a violência.

Então para começar podemos verificar que Deus autodefine-se como o Eterno e o Imutável, (Bíblia, Êxodo 3:14) e “Nunca encontrarás mudanças na conduta de Allah” (Corão, 4 8:23). No entanto, com tanta diversidade de religiões, tantos crentes e seguidores das mesmas muitas vezes o que verificamos é que apesar de dentro de uma dado religião os seus seguidores lêem ambos a Bíblia o Corão de noite e de dia no entanto muitos deles onde lêem o negro outros lêem o branco. Hoje em dia a ocorrência de conflitos violentos parece estar muito relacionada com as diferentes religiões. Para compreender essa intrigante relação entre as religiões e a violência na sociedade, é preciso considerar o que se passa no interior das mesmas e em seus contextos sociais globais.

A religião pode tomar vários significados como “Sistema de símbolos que age de modo a suscitar nos homens motivações e disposições poderosas, profundas e duradouras, formulando concepções de ordem geral sobre a existência e dando a essas concepções uma tal aparência de realidade que essas motivações e essas disposições parecem assentar na própria realidade” (Geertz, 1966, p.4). Segundo René Girard, a religião é uma forma de tentar controlar a violência (indiferenciada), através de rituais que comemoram simbolicamente a violência fundadora e o seu “mecanismo da vítima emissária”. No entanto, a violência, pelo menos simbólica, está presente não só no sagrado, mas também no religioso; exemplos disto são, no Cristianismo, a comemoração da Paixão de Cristo e também, no Xiismo, a comemoração do martírio de Ali.

Para completar esta ideia é possível verificamos não só a presença de violência nos rituais acima descrito como em muitas passagens:

Judaísmo: a Tora antigo testamento: Vida por vida, Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé (Deut, 19,21), mas as vidas destes povos que o Senhor te dá como herança são as únicas onde tu não deixares subsistir nenhum ser vivo (Deut., 20, 15-18)

Cristianismo: Deus despejará toda sua ira sobre o homem e o animal. Nem mesmo as árvores serão poupadas da sua ira. E o próprio chão se queimará. “Portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que a minha ira e o meu furor se derramarão sobre este lugar, e sobre os homens, e sobre os animais, e sobre as árvores do campo, e sobre os frutos da terra; e acender-se-á e não se apagará.”( Jeremias. 7:20); Deus alimentará os pássaros e os animais com cadáveres. “E os cadáveres deste povo servirão de pasto às aves dos céus e aos animais da terra; e ninguém os espantará.”( Jeremias. 7:33) “Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até a mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até as ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos”. ( Samuel, 15:3)

Islamismo: o Corão, a “jihad”, Combatei no caminho de Deus os que lutam contra vós …Deu não ama os transgressores. Matai-os sempre que os encontreis… Se eles vos combaterem, matai-os: tal é a retribuição dos incrédulos (II, 190-191), malditos (os hipócritas) onde quer que se encontrem, eles serão capturados e mortos segundo o costume de Deus…(XXIII, 60-62).

“Sabei que aqueles que contrariam Alá e seu mensageiro serão exterminados, como o foram os seus antepassados; por isso Nós lhe enviamos lúcidos versículos e, aqueles que o negaremsofrerão em afrontoso castigo.” (Alcorão, Surata, 58,5); "Matai-os onde quer se os encontreis e expulsai-os de onde vos expulsaram, porque a perseguição é mais grave do que o homicídio. Não os combatais nas cercanias da Mesquita Sagrada, a menos que vos ataquem. Mas, se ali vos combaterem, matai-os. Tal será o castigo dos incrédulos." (Alcorão, Surata 2,191)

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